segunda-feira, 9 de julho de 2012

Feira de Patchwork no Rio de Janeiro































Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANA MARIA BRAGA

...

Mesa Craquelada

Mesa Craquelada
Ensinando a craquelar uma mesinha

INSTRUÇÕES

Pessoal, sabe aquela mesinha de madeira que esta em um cantinho aí na sua casa? Voce pode transformá-la em uma peça sofisticada. Por isso resolvi ensinar como se faz. É super fácil e mais barato do que comprar uma nova, além de tudo, terá a sua cara.
Vamos ao material a ser usado:
MATERIAL PARA O TRABALHO
03 PINCÉIS ACHATADOS SENDO (3), (2), (1) cm02 LIXAS PARA MADEIRA (FINA)01 CRAQUELE MARRON ESCURO 01 CRAQUELE AMARELO QUEIMADOTINTA PVA BRANCA, MARROM, AMARELALÁPIS PRETOESTILETEVENIZ FOSCO A BASE DE ÁGUAFLANELALUSTRA MÓVEIS
PASSO A PASSO:
01. Lixar toda a mesa. Se estiver com uma camada fina de verniz é preciso que tire todo o brilho para que a tinta seja absorvida.
02. Limpá-la bem, removendo todo o pó, podendo tanbém passar um paninho úmido e deixando secar bem.
03. Com o pincel achatado de 3 cm , passar tinta branca PVA nela toda, esperar secar e repetir até que fique bem branquinha.
04. No tampo da mesa, escolher um desenho que combine com o ambiente onde ela ficará. A da foto tem um desenho indiano. Esse desenho tem que ter um equilíbrio na peça, o ideal é que se faça um estudo em um papel e depois, passar para o tampo.
05. Agora chegou o momento de definir a cor do desenho. O no meu, escolhi marrom escuro e amarelo queimado. Sempre que passar uma mão de tinta, espere secar para passar as próximas. Passe no máximo de 3 mãos, o importante é que fique bem definido.
06. O craquelado vem com dois vidrinhos, um de verniz craquelador e outro de tinta colorida. Para obter um craquelado grande, passar duas mãos de verniz craquelador generosas. Para um craquelado menor, basta uma. Sempre deixar secar entre uma e outra.
07. Tudo pronto para aplicar a cor em cima do verniz craquelador. Quando voce aplicar a cor, deve molhar o pincel e depositar, sem ficar pincelando por cima. Deixar secar até obter o efeito desejado.
08. Com o tampo pronto, podemos agora usar o estilete para descascar as quinas, mas bem devagar para não machucar demais a madeira. Faça em todas as saliencias, não precisa ser constante.
09. Agora depois de tudo pronto, aplicar o verniz na peça toda. Assim que secar, passar lustra móveis com uma flanela macia.
Qualquer dúvida, deixar um recado na postagem com e-mail que esclareço.
Boa Sorte !!!!!!!